top of page

Fim de relacionamentos românticos: lembranças, saudade, mudanças

  • Foto do escritor: Psicóloga Jéssica Nascimento
    Psicóloga Jéssica Nascimento
  • 27 de abr.
  • 3 min de leitura

O período após o fim de um relacionamento romântico envolve muitas mudanças. É comum que muitas pessoas que passam por esse momento, precisem lidar com sentimentos de saudade, com muitas lembranças, com o sentimento de vazio e até mesmo, com a sensação de que nada mais faz sentido. Este texto apresenta reflexões sobre esse momento.


É comum sentir saudade após o término de um relacionamento romântico (casamento, namoro e afins)?

chorando de saudade
Ilustração: triste de saudade
Se você estava habituado a dedicar um tempo do seu cotidiano para estar com aquela pessoa, se criou planos para um futuro que gostaria de viver com ela, se sua vida teve muitas mudanças com o relacionamento ou se teve grandes aprendizados com o relacionamento é comum e pode ser que você sinta falta, pense naquela pessoa e tenha lembranças.

Sentir falta também pode indicar que aquela pessoa oferecia algumas coisas importantes para você, por exemplo, vocês conversavam muito, ela sabia te ouvir, você se sentia seguro na presença dela, sentia bem-estar.
Por outro lado, também pode acontecer, de você não sentir falta daquela pessoa depois do fim do relacionamento, ainda assim é normal que tenha lembranças.

Sentir falta, ou ter lembranças, por si só não significa que você ame aquela pessoa, também não quer dizer que você deva voltar a se relacionar com ela. Isso pode ser considerado apenas parte do processo recente de estar vivendo sem aquela pessoa, que fez parte dos seus dias, mas que não está presente nesse momento.

É comum “sentir vazio”?

Gaiola do vazio
Outro sentimento muito comum após o fim de um relacionamento é o “sentimento de vazio”.  Ele ocorre principalmente com pessoas dedicam muita atenção ao relacionamento, ou seja, aquela é uma área da vida muito significativa para aquela pessoa. Deste modo, ela pensava muito sobre a pessoa com quem se relacionava, sobre o relacionamento e criava planos de um futuro, desejando que desse tudo certo como o planejou.

Além disso, pode ser que passavam muito tempo juntos, e que o sentimento de vazio venha quando se sente a falta da pessoa, quando surgem lembranças, ou quando se vivencia um momento do dia, ou da vida em que era comum estarem juntos. O sentimento de vazio pode estar presente, por exemplo, nos fins de semana, ao chegar em casa à noite, nos períodos do dia em que trocavam mensagens e quando se ouve uma música que a pessoa gostava.

Chão rachado
Você já passou pelo término de um relacionamento e sentiu como se nada mais fizesse sentido? Teve a sensação de que o chão se abriu embaixo dos seus pés?

Se você se sentiu assim, talvez pareça que isso só acontece com você, mas se sentir assim, também é algo comum no fim de relacionamentos românticos. Geralmente isso acontece quando a área mais importante da vida passa a ser o relacionamento, ou seja, quando o relacionamento ocupa tanto espaço, que as outras áreas da vida passam a girar em torno do relacionamento ou da pessoa com quem se relaciona. Então, se essa pessoa se vai, o chão que era sólido embaixo dos seus pés, se desfaz.

Quando um relacionamento assim termina, é como se a vida não fizesse mais sentido. Isso ocorre porque aquele sentido de antes, de viver em função do relacionamento, de viver em função daquela pessoa, ou de ter a sua felicidade dependente daquela pessoa, não existe mais.

Se você direcionou seus sonhos para uma vida junto com aquela pessoa e planejou seu futuro junto dela, pensar que ela não fará mais parte dos seus dias e que a vida não será mais como antes, pode doer e gerar um sofrimento muito grande.

Por isso, pode não ser fácil construir um novo sentido para a vida, entretanto, existem muitas possibilidades de recomeçar, de construir vários outros sentidos para a vida. É possível voltar a sorrir com felicidade!

Quando um relacionamento romântico acaba, na maioria das vezes não é fácil lidar com a saudade, com as lembranças e com todas as mudanças que ocorrem na vida ao final da relação. Geralmente, esse é um processo de aprendizados que podem envolver, reforçar o amor-próprio, aprender a se cuidar, aprender a se conhecer e a se apaixonar pela vida.

Assim, a psicoterapia pode ajudar a passar por esse momento de mudanças de mineira mais fácil, com menos sofrimento e a construir uma vida que você se sinta feliz em viver.



bottom of page